Eis um dado que os acompanha: a realidade está na comunicação.
Se pensarmos bem, na maior parte das situações, não temos acesso à realidade. Temos acesso ao que a comunicação nos mostra da realidade.
Ao mostrar, a comunicação também constrói, também fabrica. A comunicação apresenta o seu ângulo, o seu ponto de vista.
É inevitável. O factor humano leva a que a comunicação nunca seja inteiramente objectiva.
Há sempre um capital de subjectividade que na comunicação.
É por isso que a informação pode ser uma distorção.
Nalguns casos, há pessoas e acontecimentos que saem favorecidos. Noutros casos, há pessoas e acontecimentos que acabam desfavorecidos.
Estamos informados quando nos informamos? Nem sempre.
Mark Twain percebeu tudo isto ao escrever: «Se um indíviduo não lê o jornal, fica ignorante; se o lê, pode ficar mal informado».
Antes mal informado que ignorante? No fundo, a má informação não deixa de ser uma forma de ignorância.
O importante é não estacionar na informação, é não fazer da informação um dogma.
Que, a partir da informação, cada um possa fazer o seu caminho de aproximação à realidade.
Muitas surpresas teremos!