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- Tem o Papa Francisco falado muito — e muito bem — sobre os males do egoísmo.
O pior de todos é o enfraquecimento da liberdade: «Quando alguém se entrega às forças do egoísmo — denuncia o Santo Padre —, a sua liberdade adoece».
- É que, ao contrário do que se julgará, a nossa liberdade não é condicionada apenas pelos outros. Também pode ser coagida por nós.
A «coactio interior» é menos notada que a «coactio exterior», mas não é menos perigosa.
- Não somos mais livres quando nos entrincheiramos em nós e nos fechamos aos outros.
Falta-nos, porém, compreender que os outros também fazem parte de nós. Se não houvesse tu, haveria eu?
- Acontece que o egoísmo da pessoa não se limita ao íntimo de cada pessoa.
Além do egoísmo pessoal, temos de contar igualmente com o «egoísmo temporal» e com o «egoísmo local».
- Preocupante, com efeito, já seria o egoísmo das pessoas, cada vez mais centradas em si mesmas.
Não menos perturbador, contudo, é o «egoísmo do tempo», voltado preferencialmente para o actual. E o «egoísmo do lugar», desagregado em multiformes vivências locais.
- Há, assim, o perigo de nos deixarmos aprisionar pelo «pessoalismo», pelo «actualismo» e pelo «localismo».
Sem nos apercebermos, estamos tutelados pelo que é pessoal, actual e local. A cada passo, vamos ouvindo afirmações do género: «É assim que “eu” vejo»; «É assim que se pensa “agora”»; «É assim que se faz “aqui”».
- Não espanta que o «opinialismo» e o mero «perspectivismo» pareçam triunfar.
O problema é que a verdade de um pode não convergir com a verdade de outro. A verdade de hoje pode não ser aceite como verdade amanhã. E o que é verdade aqui pode não ser visto como verdade ali. Numa situação destas, como nos havemos de guiar e entender?
- Escutemos o alerta que do século V nos vem, via São Vicente de Lérins.
Segundo ele, devemos acreditar agora no que foi acreditado sempre, em toda a parte e por todos («quod semper, quod ubique, quod ab omnibus creditur»).
- Com efeito, o que vem de Deus é eterno, transcendente e universal. Pelo que deve ser acolhido em todo o tempo, em toda a parte e por toda a gente.
Importa perceber que Deus não está só em mim, não fala só agora e não age só aqui. Por conseguinte, é preciso de nós sair para a presença de Deus sentir!