O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Domingo, 20 de Outubro de 2019

A. Também na fé é preciso «acertar na baliza»

 

  1. Muitas vezes, nós, cristãos, parecemos aqueles jogadores de futebol que rematam muito, mas quase sempre ao lado. Acontece que, como é sabido, com remates ao lado não se marcam golos nem se ganham jogos.

Também na fé é preciso «acertar na baliza», ou seja, é preciso apontar sempre ao que é essencial, ao que está no centro, ao que é decisivo.



  1. Nós, cristãos, «rematamos ao lado» quando nos ficamos por generalidades. Esquecemo-nos de ir ao concreto e ao central. Em tudo, é necessário ouvir as lições e tirar as (devidas) ilações. Se repararmos, os excertos da segunda Epístola de São Paulo a Timóteo (que temos escutado nestes domingos) estão recheados de preciosas recomendações. Trata-se de recomendações muito concretas e bastantes precisas.

Pegando em expressões deste texto, verificamos que, para ser cristão, é vital «permanecer firme na doutrina» (2Tim 3, 14) que recebemos. O que é, afinal, a doutrina? A doutrina é a revelação de Deus apresentada de forma organizada, articulada. Isto significa que, entre a Sagrada Escritura e a Doutrina, não há diferença de conteúdo. O que aprendemos na Doutrina é o que está na Bíblia. No fundo, doutrinar tem de ser — só pode ser — evangelizar.


B. É preciso ser concreto na vivência da fé



  1. Não basta, por isso, que promovamos encontros. Os encontros, obviamente, fazem bem. Mas para fazer encontro não é preciso ser cristão. Para serem cristãos, é fundamental que os nossos encontros se centrem em Jesus Cristo.

Por outro lado, não basta que nos fiquemos pelos valores da verdade e da bondade. É claro que a verdade e a bondade são sinónimos de Deus. Mas ficar só pela verdade e pela bondade é resignar-se a ficar no plano meramente conceptual. Ora, Deus é muito mais que um conceito. Deus é pessoa ou, melhor, é uma família de três pessoas. Não são os conceitos que iluminam Deus; Deus é que há-de iluminar os conceitos e a própria vida.



  1. Daí a contínua insistência do Apóstolo no concreto, neste caso, na relação com a Sagrada Escritura. Que tempo damos à Palavra de Deus? Já São Jerónimo proclamava que «ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo». Será que lemos a Bíblia? Será que meditamos a Bíblia? Será que mastigamos a Bíblia? Será que saboreamos a Bíblia?

Como podemos viver a fé se não procuramos ir ao encontro da grande fonte da fé: a Palavra de Deus? É da Palavra de Deus, veiculada pela Escritura Santa, que nos vem «a sabedoria que leva à salvação» (2Tim 3, 15).


C. A vida — e não apenas a palavra — há-de ser inspirada por Deus



  1. Tenhamos sempre presente que a Palavra transmitida pela Escritura é «inspirada por Deus» (2Tim 3, 16). Mas não é só a Escritura que é inspirada por Deus; a vida que se alimenta na Escritura também é inspirada por Deus. O Deus que inspira a Palavra também inspira a vida que se alimenta da Palavra. É na Palavra da Escritura que a nossa vida recebe ensinamentos. É a partir da Palavra da Escritura que a nossa vida se transforma e conver5. Tenhamos sempre presente que a Palavra transmitida pela Escritura é «inspirada por Deus» (2Tim 3, 16). Mas não é só a Escritura que é inspirada por Deus; a vida que se alimenta na Escritura também é inspirada por Deus. O Deus que inspira a Palavra também inspira a vida que se alimenta da Palavra. É na Palavra da Escritura que a nossa vida recebe ensinamentos. É a partir da Palavra da Escritura que a nossa vida se transforma e converBagos de Deuste.

De facto, São Paulo esclarece que a Sagrada Escritura serve para quatro coisas: ensinar, convencer, corrigir e formar (cf. 2Tim 3, 16). Estes verbos — muito fortes — devem estar presentes sempre que nos aproximamos da Sagrada Escritura. Pela Sagrada Escritura devemos deixar-nos ensinar, convencer, corrigir e formar. No fundo, fica bem claro que a Bíblia é fonte de formação e de vivência da fé. A Bíblia é a melhor «escola da fé» e da missão.



  1. Não espanta, pois, que o Apóstolo exorte a que cada um de nós proclame a Palavra de Deus. E que nela insistamos «a propósito e a despropósito» (2Tim 4, 2). É uma expressão curiosa e enfática, esta. É que, por vezes, nós tendemos a silenciar a Palavra de Deus sob o pretexto de que não vem muito a propósito. Num tempo em que não temos vergonha de nada, dá a impressão de que só temos vergonha de evangelizar.

No fundo, o que São Paulo quer dizer é que a Palavra de Deus deve ser proclamada mesmo quando a ocasião não parece muito propícia. A Palavra de Deus deve ser proclamada sem medo e sem pausas. Nós, que mostramos ter tantos «respeitos humanos», devíamos ter mais «respeito divino», mais respeito por Deus e pela Sua vontade. Não tenhamos medo de proclamar, com os lábios e com a vida, a Palavra de Deus. Não desistamos de evangelizar a partir do que nos foi entregue: a mensagem de Cristo Jesus.


D. Orar é, acima de tudo, confiar



  1. Neste Domingo, Jesus aparece-nos a propor a confiança em Deus. Na nossa acção, Deus conta mais, infinitamente mais, do que a nossa capacidade. Orar é, acima de tudo, confiar. É por isso que Ele não chama os mais capazes; capacita os que chama. A oração é, assim, o combustível para a missão. É na oração que vamos tomando consciência da prioridade de Deus, de que é Deus quem comanda a nossa vida e inspira os nossos passos.

O Evangelho ilustra a força e a eficácia da oração com a insistência de uma pobre viúva, que não parava de importunar um poderoso — e pelos vistos, pouco escrupuloso — juiz.



  1. Esta viúva passava o tempo a queixar-se do seu adversário exigindo justiça. Só que o juiz, que «não temia Deus nem respeitava os homens», (Lc 18, 2), não lhe prestava qualquer atenção. Acontece que a viúva não desistiu e continuou a incomodar o juiz, pois sabia que só ele podia resolver a situação.

E o certo é que, apesar da sua dureza e insensibilidade, acabou por fazer justiça à pobre viúva (cf. Lc 18, 5). A grande lição — e a maior ilação — é que precisamos de rezar sempre e sem desanimar (cf. Lc 18, 1). A nossa oração, com efeito, enferma deste duplo défice: de quantidade e de qualidade. Rezamos pouco e desistimos com frequência. Nunca desistamos da oração. Levemos a vida à oração e não deixemos de transportar a oração até à vida. Uma vida orada é uma vida sempre inspirada.


E. Prece sem pressa



  1. Deus escuta. Deus atende. Deus está sempre presente. Deus vem, Deus está sempre a vir e há-de fazer justiça em breve (cf. Lc 18, 8).

Deus nunca nos abandona nem é insensível aos nossos pedidos. Deus não é apático, mas simpático, isto é, sofre connosco e sofre por nós. Basta olhar para a Cruz de Seu Filho. Ele está sempre a oferecer-Se por nós.



  1. Confiar em Deus não pode, porém, levar-nos a pressionar Deus. O tempo da espera não pode transformar-se em desesperança ou numa sucessão de gestos de ansiedade. A pergunta com que finaliza o texto é um convite à perseverança. «Quando o Filho do Homem voltar encontrará fé sobre a terra?» (Lc 18, 8).

É por isso que este é o tempo da Missão. O Ano da Missão termina, o tempo da Missão nunca pode parar. Coloquemo-nos em estado de missão a partir da oração. A oração capacita-nos para a acção de Deus, decidida por Ele, não por nós. Nunca deixemos de suplicar. E nunca paremos de acreditar. Deus ouve a nossa prece. Façamos, pois, a nossa prece sem pressa. O importante é que permaneçamos vigilantes e persistentes. Em Deus, há tanta surpresa repleta de beleza!

publicado por Theosfera às 05:54

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9





Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro