Confesso que nunca tinha visto as coisas deste modo, mas a análise de Alexis Periscinoto é, no mínimo, insinuante: «A primeira ferramenta de marketing na história do mundo foi o sino e era a melhor. Quando ele tocava, não só atingia 90% dos habitantes de uma cidade, mas mudava o seu comportamento pessoal. Quando todas as casas eram baixas, os cristãos construíam igrejas com torres seis vezes maiores. Isso permitia o reconhecimento imediato da igreja: está ali».
O logótipo é um símbolo usado para garantir que uma marca seja facilmente reconhecível. «A dos cristãos é a melhor: a Cruz. Este logótipo foi sempre colocado sobre o ponto mais alto e visível das igrejas. Ninguém poderia confundir: aquela era a Igreja!».
O que é uma procissão religiosa? «Para uma cidade, ou mesmo para um bairro de uma cidade grande, nada é mais promocional do que uma procissão, por exemplo, em honra de Nossa Senhora. Quando nós, especialistas em marketing, organizamos um evento promocional, usamos muito do que a Igreja inventou. Nós desfraldamos bandeiras e insígnias, nós vestimos os nossos representantes com trajes especiais de modo que eles possam ser facilmente reconhecidos. Procuramos criar uma mística comercial. Mas a nossa mística nunca será tão rica como a dos cristãos».