O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2009
Ao abordar a vida intratinitária, Zubiri demarca-se do conceito de pessoa (que, por estar constituído por inteligência, vontade, liberdade e responsabilidade, pode, na sua óptica, levar ao triteísmo) e de subsistência (que, na sua óptica, está muito dependente de pessoa).
 
Propõe, por isso, suidade, aquilo que constitui formalmente o carácter de uma pessoa. Em Deus, há três suidades realmente distintas, pois o Pai não é Seu da mesma maneira que o é o Filho, etc.. Isto não impede que haja uma compenetração interna na Trindade ao modo de uma circulação da natureza: cada suidade dá de si a outra e as três dão de si uma essência única.
publicado por Theosfera às 11:13

De António a 5 de Dezembro de 2009 às 00:47
Assimilei a história de Cristo tal como vem relatada no Novo Testamento:nascido da Virgem Maria por Obra e Graça do Espírito Santo.Não conheço os desígnios de Deus e toda a minha anterior formação católica me condiciona essa visão.Mas não é a única possível,embora outra diferente se afaste literalmente do episódio da Anunciação.Nessa outra interpretação apócrifa, Jesus seria um homem como os demais e teria sido procriado como todos os outros seres.Depois,como alma especialmente evoluída teria ascendido à sua condição divina,que seria a de todos nós.Confesso: esta visão toca-me encanta-me mais.Prefiro a ascensão do Humano ao Divino do que a Especial Encarnação de Deus em Jesus de Nazaré.Porquê ? Porque,na minha modesta interpretação,tem mais valor.Teria exigido um incomensurável esforço e uma infinita evolução daquela Alma Superior que,de uma forma ou outra,habitou em Jesus de Nazaré.E que,na Sua Vida Terrena, se revelou como o próprio Deus...


mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9





Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro