O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011

Atesta José Rodrigues dos Santos que Maria não foi virgem e que teve mais filhos.

 

A tese não é nova e a resposta também é antiga.

 

Quando anuncia a vinda do Messias, Isaías (7, 14) usa a palavra hebraica «almah». Etimologicamente significa «jovem». É claro que «jovem» não é necessariamente o mesmo que «virgem».

 

Acontece que a tradição judaica mais erudita sempre entendeu «almah» no sentido de «virgem».

 

Por isso, os tradutores da Bíblia para o grego, no século III a.C., usaram o termo «parthénos» (virgem) para traduzir «almah».

 

S. Mateus (1, 23) utilizou a profecia de Isaías na sua forma grega: «parthénos».

 

Quanto aos «irmãos» de Jesus, é preciso ter presente que quer o hebraico «ah», quer o grego «adélphos» incluem não apenas os filhos do mesmo pai e da mesma mãe, mas também os primos, os tios, etc.

 

É possível ser mãe e ser virgem? Segundo a fé, é possível. De que modo? Não sabemos.

 

Acontece que uma das formas de saber que a razão nos oferece é, desde logo, o não saber.

 

Ninguém chega a saber alguma coisa se não começar por saber que não sabe.

 

As perguntas pertencem à razão. Mas há respostas que pertencerão sempre ao mistério.

 

É por isso que a fé não é racional, mas razoável. A razão não a explica, mas admite-a.

 

Isto não deslustra a razão nem apouca a fé. Como notava Pascal, «é um acto de razão reconhecer que há uma infinidade de coisas que a ultrapassam»!
 

Mas também se não fosse assim, teria o profeta Isaías (7, 14) necessidade de falar de «sinal»?

 

Uma jovem dar à luz é a coisa mais normal. Já dar à luz e ser virgem sai totalmente fora da normalidade.

 

Mas, como tudo, a fé é uma proposta livre para uma resposta livre.

 

É um acontecimento da liberdade. Só na liberdade há condições para acreditar. Só crê quem quer.

 

publicado por Theosfera às 14:00

De António a 27 de Outubro de 2011 às 23:05
Com todo o respeito por entendimento contrário, interpreto que Jesus de Nazaré teve outros irmãos consanguíneos, filhos de Maria e José. Há várias passagens dos Evangelhos que atestam esta tese e outros elementos adicionais, quer do NT, quer de vários autores do primitivo Cristianismo, que apontam, coerente e consistentemente, nesse sentido. S. Paulo usou uma expressão grega específica para referir-se a Tiago como o " irmão do Senhor", que significa irmão biológico, sendo certo que existia outra palavra, " adelphoi" , para distinguir os " primos" dos " irmãos",e que Paulo perfeitamente conhecia e dominava. Também Hegésipo foi citado por Eusébio de Cesareia, na História Eclesiástica,nos seguintes termos:"da família do Senhor ainda estão vivos os netos de Judas, que acredita-se que tenha sido irmão do Senhor pela carne" . É certo que os Evangelhos asseveram que Jesus nasceu por via de Concepção Virginal. Literalidade ou simbologia ? Não sei, teria também preferido que tivesse sido meramente simbólico. Se Deus estiver em alguém, estará em cada um de nós. E cada um de nós não necessita de concepções virginais para sermos puros. A nossa Pureza é a Pureza de Deus. Nós é que tantas vezes A conspurcamos com preconceitos renitentes.

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