O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

Numa manhã desalentadora, uma evocação com sabor a esperança. Neste dia 14 de Outubro faz 96 anos Loris Francesco Capovilla, que foi secretário pessoal de João XXIII, o Papa Bom.

 

É interessante notar a simbiose entre estas duas figuras. A bondade do Papa como que insuflou a serenidade de quem o acompanhou de perto.

 

À imprensa diz que o Concílio Vaticano II mantém perene validade. É um pólo agregador de ânimo para o futuro.

publicado por Theosfera às 19:00

De António a 14 de Outubro de 2011 às 18:00
Estudos sociológicos relevantes apontam claramente no sentido da crescente secularização das sociedades europeias, com notório declínio da Igreja Católica. Isso não significa que a crença em Deus ou o valor da espiritualidade tenha diminuído. Mas apenas que, com o maior acesso à cultura,grande parte dos seres humanos adoptam posturas mais reflexivas sobre o fenómeno religioso e, no caso dos cristãos, assumem uma livre e individual interpretação da Bíblia. Sou daqueles que defende o enorme papel que a Igreja Católica pode e deve ter neste mundo tão inóspito e cruel. Mas, se não operar uma mudança radical e revolucionária, no pós CVII, ainda mais se vai acentuar a sua perda de influência no mundo. E não vejo como seja possível a Igreja Católica recompor-se desse abalo bem forte se não realizar um 3º Concílio, onde todas as questões teológicas, dogmáticas e pastorais sejam discutidas de forma ampla e fraterna. E se também as diversas igrejas cristãs não se reaproximarem decisivamente da espiritualidade originária e fundacional de Jesus de Nazaré. Hoje, a modernidade ditou uma forte interpelação à Igreja Católica e às restantes igrejas católicas. E a palavra - chave da mudança é esta: HUMILDADE...

De António a 14 de Outubro de 2011 às 18:02
Errata: onde escrevi "Hoje, a modernidade ditou uma forte interpelação à Igreja Católica e às restantes igrejas católicas" deve ler-se obviamente "...às restantes igrejas cristãs".

De Theosfera a 14 de Outubro de 2011 às 18:48
Obrigado, bom Amigo, por mais este comentário tão pertinente. Abraço amigo no Senhor Jesus.


mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

18
19
21
22

23
24



Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro