O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011

1. Ainda hoje muitos se interrogam como é que um profeta incómodo foi sendo transformado num chefe poderoso. E, concomitantemente, como é que uma mensagem centrada no serviço deu lugar a uma instituição fortemente organizada e a um sistema de poder.

 

Como é sabido, o momento determinante é o século IV, com o fim das perseguições e a progressiva integração da Igreja no Império. Assistimos, a um tempo, à cristianização de Roma e à romanização do Cristianismo.

 

A Igreja passa não apenas a legitimar as decisões do poder político (mesmo as mais controversas, como a guerra e a pena de morte), mas organiza-se também internamente num sistema similar.

 

Quando o Império Romano se extingue, a Igreja faz subsistir, nos seus traços gerais, a sua estrutura orgânica. Também nela existe poder legislativo, poder executivo e poder judicial.

 

Mas, anteriormente, já tinha havido um esforço de institucionalização, embora não tão estruturado. Foi logo no século II. Dele fala-nos um livro acabado de surgir.

 

 

2. «Assim começou o Cristianismo» é o título de uma obra colectiva, que agrega nomes conhecidos como Fernando Rivas, Esther Miquel, David Álvarez, Carlos Gil, Santiago Guijarro, Carmen Bernabé, Elisa Estevez e Rafael Aguirre, que coordenou.

 

A institucionalização do Cristianismo arranca com força no século II. Até então, notava-se uma confluência geral no meio de importantes diferenças entre comunidades de diferente tipo: judeocristãs e helenocristãs.

 

Quando nos aproximamos dessa época, destaca-se, antes de mais, o grande impacto que a figura de Jesus de Nazaré provocou nos Seus seguidores.

 

A forma de vida daquelas comunidades, a sua organização, a aceitação do diferente (universalismo), a sua capacidade de resistência (criaram-se comunidades que sabiam fazer a leitura da realidade) e as relacões estavam marcadas pelo espírito daquele que foi o seu líder. Daí que não haja tanto a preocupação de dar catequese ou de fazer religião, mas de recuperar a dimensão profética de Jesus.

 

 

3. O Cristianismo foi o resultado de um processo complexo.

 

A origem foi Jesus, mas não foi fácil a articulação entre as diferentes tendências.

 

O encontro entre Pedro e Paulo foi a chave. Dele decorre um processo de convergência que vai desembocar na grande Igreja.

 

Com isto ocorre igualmente a aceitação do valor das Sagradas Escrituras.

 

Houve intentos de ficar apenas com um Evangelho, mas, no final, viu-se que era melhor entender tudo aquilo a partir de diferentes dimensões.

 

Foi aí que se procedeu à determinação de ritos própios acolhidos por tradições distintas: a Eucaristía e a criação de ministérios.

 

A organização foi-se, assim, consolidando até se chegar, mais tarde, à adopção de um sistema de poder.

 

 

4. A memória viva (e vivificante) de Jesus há-de ser sempre a pedra angular e a instância crítica a que tudo há-de estar submetido.

 

É pela Igreja que vemos Jesus. É por Jesus que urge, cada vez mais, rever a Igreja. Para que se seja outra. Para que seja ela. Igreja de Jesus. Para toda a humanidade.

publicado por Theosfera às 16:13

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro