O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Terça-feira, 23 de Agosto de 2011

A Igreja não é uma democracia; mas tem de ser mais que uma democracia. Será uma filocracia (poder do amor). As relações entre os cristãos não podem ser ditadas pelo poder, mas só — e sempre — pelo amor.

 

Há, aqui, um poderoso filão a explorar e um longo caminho a percorrer: Marc Lambret assinala que a democracia transporta uma tentação: ignorar a religião. Enfrenta, porém, cada vez mais um desafio: integrar a religião. Por sua vez, a religião vai dando conta de que a democracia tem viabilidade não apenas na sociedade civil, mas também dentro dela própria.

 

Já na antiguidade cristã, ao lado do princípio nihil sine episcopo (nada sem o bispo), encontramos estes dois preceitos: nihil sine consilio vestro (nada sem o vosso conselho) e nihil sine consensu plebis (nada sem o assentimento do povo). Como anota Joseph Ratzinger, a democracia emerge «não de uma transposição insensata de um modelo estranho à Igreja, mas da própria estrutura interna da ordenação eclesial, enquadrando-se, por isso, nas exigências específicas da sua natureza».

 

Por conseguinte, a Igreja está dentro da democracia e a democracia não está fora da Igreja. A Igreja tem lugar na democracia e a democracia tem lugar na Igreja.

 

A Igreja é um fenómeno (também) democrático e a democracia é um fenómeno (também) eclesial. Tudo isto mostra que, como belamente afirmava Vítor Hugo, «a liberdade é uma cidade imensa da qual todos nós somos concidadãos».

publicado por Theosfera às 20:59

mais sobre mim
pesquisar
 
Agosto 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9

16
17
18
19
20

21



Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
online
Number of online users in last 3 minutes
vacation rentals
citação do dia
citações variáveis
visitantes
hora
Relogio com Javascript
relógio
pela vida


petição

blogs SAPO


Universidade de Aveiro