O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Quinta-feira, 03 de Março de 2011

O Antigo Testamento desdobrou o Decálogo numa panóplia de preceitos que os especialistas coligiram num número que chegou a 613.

 

Jesus foi confrontado, várias vezes, com a putativa desobediência à Lei.

 

Ele não era, obviamente, um contestário da Lei, mas esta não era o absoluto.

 

Como se vê no (magno) preceito do Sábado, a lei era para o homem, não era o homem para a lei.

 

O bem da pessoa era a prioridade.

 

Por isso é que Jesus não apontou leis. Deixou-nos apenas um mandamento que, aliás, selou com o Seu sangue.

 

Trata-se do mandamento do amor: do amor a Deus e do amor ao próximo.

 

Sucede que a Igreja foi-se tornado num repositório de regras, normas e leis. Muitas são as vezes em que se apela para todo esse aparato legislativo.

 

Além das leis gerais, cada instituição tem as suas constituições que os seus membros procurarão cumprir.

 

A páginas tantas, quiçá sem nos apercebermos, vemos mais Jesus a partir das leis eclesiásticas do que as leis eclesiásticas a partir de Jesus.

 

Mais, por vezes, surge a dúvida. Será que, ao cumprirmos certas leis, não estaremos a afastar-nos do espírito de Jesus?

 

Nessa altura, está tudo invertido. Se a função da lei seria aproximar-nos de Jesus, como se explica que d'Ele nos afaste?

 

Tantos são os exemplos que cada um aloja dentro de si...

 

Também aqui, é fundamental regressar a Jesus. Herbert Haag, pouco antes de falecer, sugeriu a publicação de uma Constituição para a Igreja que compendiasse o espírito do Evangelho.

 

Com todo o respeito, penso que deveríamos caminhar para um momento em que nos despojássemos de tudo para ficarmos só com o Evangelho.

 

Se o Evangelho é a vida e a mensagem de Jesus, então é a isso que temos de nos ater.

 

Importa, por outro lado, ter presente que foi em nome de leis que, muitas vezes, se matou, perseguiu e controlou a vida das pessoas. Tudo ao contrário do Evangelho.

 

Houve leis eclesiásticas que chegaram a admitir a pena de morte. Nada em Jesus cauciona tal.

 

Mas, a montante de tudo o resto, há uma pergunta que subsiste: como é possível transformar uma pessoa numa lei?

 

As leis são necessárias, mas também permitem o que há de mais aviltante. Luther King chamou a atenção para o facto de Hitler ter agido dentro da maior legalidade.

 

Kadhafi também invocará a lei. Se os povos se submetessem, pura e simplesmente, às leis, as injustiças não teriam fim.

 

As leis podem facilitar a aplicação de um projecto. Mas podem também desviar-nos da centralidade de uma mensagem.

 

Sei que não será no meu tempo, mas sonho com o dia em que cada cristão esteja concentrado no Evangelho. Apenas. E sempre

publicado por Theosfera às 00:52

De Anónimo a 3 de Março de 2011 às 01:01
Caro e bom Amigo:

Um texto fenomenal, desassombrado, claro, cristalino, que sabe a Evangelho!
Acredite, penso muito nesta problemática e dou muitas vezes comigo a sonhar a altura em que a Igreja use o tempo que 'perde' com o Direito Canónico para o ganhar em favor do Evangelho!
Perdoe-me o atrevimento da partilha, mas o seu fantástico texto entusiasmou-me e franqueou a sinseridade.

Abraço amigo,
carlos Lopes

De Theosfera a 3 de Março de 2011 às 10:24
Do fundo do coração, muito obrigado pela sua presença e pelas suas palavras. É sempre bom revê-lo. Abraço amigo no Senhor.

De António a 3 de Março de 2011 às 16:45
Texto notabilíssimo.Cristo veio fazer a ruptura com a lei iníqua e eu não vejo como seja possível conciliar leis e mandamentos iníquos com a Bondade de Deus. Porque será que, decorridos mais de 2000 anos, ainda milhões de seres humanos aderem às leis iníquas que O Nazraeno veio pôr em causa ?...

De Theosfera a 3 de Março de 2011 às 19:25
Oportuníssima análise e pertinentíssima pergunta. Já não basta mudar leis. É urgente mudar de paradigma. Metaforicamente, a situação pode condensar-se da seguinte forma. A Igreja foi de Jerusalém para Roma. É fundamental voltar de Roma para Jerusalém. Como advertem alguns estudiosos, em Roma está a tiara (símbolo do poder), em Jerusalém a coroa de espinhos (sinal do amor imenso de Jesus). No funde, urge regressar a Jesus.
Obrigado por tudo. Abraço amigo no Senhor.


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