O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011

1. É a consciência o mais sagrado património que cada um de nós transporta.

 

É a ela que recorremos para discernir, escolher e actuar. Nada nos move tanto como seguir a sua voz. E nada nos fere mais do que sermos coagidos a violar os seus ditames.

 

A consciência é vista, desde o princípio, como uma espécie de vestígio seminal do divino em cada homem.

 

É neste contexto que o Concílio Vaticano II lhe chama o «santuário secreto».

 

Aliás, já muitos séculos antes, Pierre Bayle descrevia a consciência como «a voz e a lei de Deus». Pelo que «violar a consciência é, essencialmente, violar a lei de Deus».

 

 

2. Não espanta, assim, que Joseph Ratzinger tenha sustentado, em  1968, que, «acima do Papa, está a própria consciência, à qual há que obedecer antes de mais, ainda que seja contra o que diz a autoridade eclesiástica».

 

João Paulo II viria a sufragar esta posição, em 1991, na mensagem para o Dia Mundial da Paz: «Nenhuma autoridade humana tem o direito de intervir na consciência seja de quem for».

 

Neste sentido, «negar a uma pessoa plena liberdade de consciência ou tentar impor-lhe uma maneira particular de compreender a verdade vai contra o seu direito mais íntimo».

 

Foi, porém, sinuoso o caminho da Igreja até chegar a este reconhecimento.

 

Ainda no século XIX, Gregório XVI considerava a liberdade de consciência um «erro pestilento, sentença absurda e errónea ou, melhor dito, uma loucura»!

 

Subsiste, no entanto, uma certa tendência da autoridade para se sobrepor à consciência, para condicionar e controlar a consciência.

 

É claro que a consciência de cada um não pode despontar como um absoluto. É que tanto invoca a consciência quem pratica o melhor gesto como quem comete o mais ominoso crime.

 

 

3. As posições tendem a oscilar entre um subjectivismo extremo e uma presumida objectividade radical.

 

No primeiro caso, voltamos a encontrar Pierre Bayle. Para ele, «um homem que comete um assassínio, seguindo os instintos da consciência, faz uma acção melhor do que se a não fizesse, e os juízes não têm direito de o punir, porque só faz o seu dever».

 

É perante este quadro que alguns pretendem submeter a consciência a uma verdade objectiva.

 

A dificuldade está no apuramento desta verdade objectiva. Nas ciências naturais, como a matemática, a física ou a química, não é difícil localizá-la.

 

Já no que toca aos valores e aos comportamentos humanos, a avaliação é completamente diferente.

 

Quer queiramos quer não, há sempre uma componente de subjectividade.

 

Parafraseando Alçada Baptista, diria que se o homem fosse objecto, seria objectivo; como é sujeito, será sempre subjectivo.

 

Isso não significa que a consciência de cada um seja um absoluto sem escrutínio.

 

Há determinados actos que nenhuma consciência pode legitimar. Trata-se, como adverte Vladimir Jankélévitch, daqueles actos «que negam a essência do homem enquanto homem».

 

É o caso da violência, da mentira, da calúnia e de todo e qualquer prejuízo provocado ao próximo.

 

 

4. Nenhuma consciência poderá atentar contra a famosa (e imprescritível) regra de ouro: «Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti».

 

Esta regra de ouro pode ser incluída no conhecido axioma kantiano: «Age de tal modo que os teus princípios possam tornar-se lei para todos».

 

O respeito que invoco para a minha consciência é inseparável do respeito que me há-de merecer a consciência do meu semelhante.

 

O primado da pessoa é o que deve prevalecer. A autoridade está ao serviço da pessoa. Não pode abafar a pessoa.

 

A autoridade existe para que a consciência de cada um seja respeitada. Para que, no fundo, seja garantido que a autoridade maior é a consciência.

publicado por Theosfera às 20:25

De António a 18 de Janeiro de 2011 às 14:52
Num universo ou multiverso tão grandioso, nós somos de certeza um dos seus planetas mais primitivos. Não deve haver, ponho-me aqui a especular, muitas outras civilizações extraterrestres onde alguns ponham tanto em causa a liberdade de consciência de cada um. Até aqueles que nunca leram a "Origem das Espécies" de Charles Darwin chegaram ao ponto de o caricaturar de uma forma infame. Mas Darwin sustentava isto:

“A razão fala-me da extrema dificuldade, ou mesmo impossibilidade, de conceber este imenso e maravilhoso universo, incluindo o homem e a sua capacidade de olhar para trás, e para longe para o futuro, como resultado do acaso cego e da necessidade. Quando assim reflicto, sinto-me compelido a pensar numa Primeira Causa possuidora de uma mente inteligente, análoga em certa medida à do homem. Mereço, por isso, ser chamado teísta"

“Há grandeza neste modo de ver a vida, com as suas potencialidades, que o sopro do Criador originalmente imprimiu em algumas formas ou numa só; e assim, enquanto este planeta foi girando de acordo com a lei imutável da gravidade, a partir de um início tão simples evoluíram inúmeras formas mais belas e mais maravilhosas “


“Certos autores eminentes parecem plenamente satisfeitos com a hipótesede cada espécie ter sido criada de uma maneira independente. A meu ver, parece-meque o que nós sabemos das leis impostas à matéria pelo Criador concorda melhor com a hipótese de que a produção e a extinção dos habitantes passados e
presentes do Globo são o resultado de causas secundárias, tais como as que determinamo nascimento e a morte do indivíduo"

Charles Darwin

De Theosfera a 18 de Janeiro de 2011 às 15:08
Obrigado, bom Amigo, por mais este brilhante contributo. Muita paz no Senhor Jesus. Abraço.

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