O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Domingo, 24 de Outubro de 2010

Os dualismos são perigosos, mas a dialéctica é inevitável.

 

O Evangelho deste Domingo apresenta uma tensão entre duas formas de orar, no fundo entre dois modos de estar na vida.

 

Cristo revê-se apenas num: no que é pautado pela humildade, pela autenticidade.

 

Há que estar de sobreaviso ante uma religiosidade de fachada, que só pensa no escaparate e que, ainda por cima, humilha os demais.

 

Está tentação não pode dar-se por totalmente superada à partida.

 

Há que estar atento.

 

Deus olha com predilecção para os humildes.

 

Ai dos que humilham. Ai dos que oprimem e espezinham.

publicado por Theosfera às 21:56

De António a 25 de Outubro de 2010 às 02:02
" Que Deus me condene,se quiser, mas nunca obterá que eu cometa voluntariamente uma falta de crítica nem afirme ser verdade o que haja reconhecido falso." ( Renan)

De Licurgo a 25 de Outubro de 2010 às 09:22
Renan... Ernest Renan? Uma referência para agnósticos e ateus.
Em “A vida de Jesus”, embora enaltecendo a figura de Jesus, procurou vulgarizar a vida do Divino Mestre, retirando dela os milagres e a divindade de Jesus.

De António a 25 de Outubro de 2010 às 13:09
Não meço o mérito das frases pelas proveniência dos seus autores mas pelo seu valor intrínseco. A distância, por exemplo, entre Santo Ambrósio e Tomás de Aquino, em termos humanos e teológicos, é a mesma que existe entre duas pontas do Universo. Tomás de Aquino tem nas suas catilinárias contra os hereges a co- responsabilidade de muitos que pereceram às mãos da satânica Inquisição, por ter instigado à sua morte. No final da vida, ele próprio afirmou que tudo o que tinha escrito era um " monte de palha" e fez silêncio até morrer. Na mesma vergonhosa conduta incorreu João Crisóstomo, que proferiu das mais vis arremetidas verbais contra os judeus. A distância entre o bondoso papa João Paulo I e o indigno papa Alexandre VI é também abissal. E o mesmo digo de S. Francisco de Assis e Torquemada. Existem muitos católicos na História de quem posso fazer citações, se lhe incomodarem referências a agnósticos e ateus. Poderia por exemplo começar por Pinochet? Que tal ?...

De António a 25 de Outubro de 2010 às 19:21
Pessoalmente creio nos milagres de Cristo, mas respeito todos os que não acreditam. Porém,a minha crença não pode afastar-me do razoavelmente lógico. Dou um exemplo: o alegado milagre da expulsão do endemoninhado da terra dos gerasenos, descrito em Marcos 5:1-20.Segundo relata essa passagem evangélica, Cristo teria expulso 2.000 demónios de um só homem. E teria ordenado que os mesmos entrassem numa manada de porcos com a mesma quantidade de demónios. Acredito na literalidade desse milagre ? Não, não acredito. E aí subscrevo a citada fase de Renan, porque ultrapassa os limites do critério racional de aferição, que é o crivo interpretativo da própria exegese. Antes do mais, não concebo que Cristo tivesse feito despenhar num desfiladeiro 2000 seres da Criação de Deus. Que culpa tinham os porcos de existirem 2000 demónios no corpo do endemoninhado ? Como entender então essa passagem ? Não se chamavam " Legião" esses supostos demónios ? E " Legião" não era a designação dada a um agrupamento de soldados romanos , que variavam entre 4.000 e 8.000 homens ? Aponto no sentido de que essa passagem evangélica tivesse um sentido metafórico relacionado com o domínio dos invasores romanos na Judeia. Agora, acreditar que Cristo fez despedaçar 2.000 porcos por um desfiladeiro, não acredito...


mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
online
Number of online users in last 3 minutes
vacation rentals
citação do dia
citações variáveis
visitantes
hora
Relogio com Javascript
relógio
pela vida


petição

blogs SAPO


Universidade de Aveiro