O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Sexta-feira, 07 de Maio de 2010

Eis o título do livro que, ontem mesmo, me chegou às mãos via correio.

 

Curiosamente, veio ao meu encontro no dia do aniversário do seu autor, o Prof. Doutor Jacinto Farias.

 

Como refere o subtítulo, trata-se de um ensaio teológico sobre a mensagem de Fátima como contributo para a entender e viver hoje em Portugal.

 

É um livro moldado pela inteligência e modelado também pelo coração.

 

O Autor faz questão de assinalar, com esta publicação, a sua gratidão filial a Nossa Senhora por ter escapado ileso a um violento acidente na A8 a 12 de Agosto do ano transacto.

 

Nesse dia, um veículo pesado descontrolou-se e transpôs o separador da auto-estrada, barrando totalmente o lado em que circulava o Prof. Doutor Jacinto Farias.

 

Providencialmente, uma peça do separador metálico da auto-estrada ficou em posição vertical, impedindo a viatura de se enfaixar debaixo do pesado que vinha em posição contrária.

 

O colega que o acompanhava ainda teve de receber tratamentos. Já o Prof. Doutor Jacinto Farias ficou-se por uns hematomas e uma dor no peito.

 

No dia seguinte, partia para o Canadá a fim de visitar a sua Mãe, que completava 101 anos de vida.

 

 

publicado por Theosfera às 10:54

De António a 7 de Maio de 2010 às 17:03
Respeito, mas não considero possível que Maria de Nazaré ande a fazer milagres casuisticamente. Respeito a referência " Nossa Senhora" a Maria Santíssima, mas não a subscrevo, por também a considerar teologicamente inadmissível. E não julgo capaz de imaginar Maria da Nazaré em cima de uma carrasqueira, com idade aproximada de uma menina de 15 anos, a falar de forma facialmente inexpressiva, sem sequer mover os lábios, a menos que fosse uma projecção vinda de algures. Respeito, mas não concebo que Deus fosse tão cruel que não Se condoesse do martírio e mortificação de 3 inocentes crianças. E que necessite de rezas obsessivas de rosários e de sucessivas intercessões e penitências para zelar pelos Seus filhos. Respeito, mas não concebo um Deus congeminado à imagem de um patriarca austero do início do século XX. Respeito mas considero totalmente anti-cristã uma mensagem em que a Senhora de Fátima afirma que já está com dificuldades em segurar o braço justiceiro do Seu filho. Os católicos não estão " obrigados" a acreditar em Fátima. Como se alguém pudesse estar obrigado a acreditar seja no que for. E, se assim, é, então a fenomenologia de Fátima pode também ser contestada pela via mais poderosa que destrói o postulado da aparição da Virgem Maria em Fátima: a teologia cristã. Do ponto de vista da Doutrina de Cristo, admitir-se que Deus poderia impor castigos colectivos se os pecadores não se convertessem é, com o devido respeito, uma heresia. Qualquer exegeta medianamente atento sabe que, na correcta interpretação do Evangelho, o pecado tem natureza exclusivamente individual. Não no Antigo Testamento, em que Deus, alegadamente, teria chacinado todos os habitantes de Sodoma e Gomorra, crianças inocentes incluídas. Mas Cristo veio superar o absurdo dessa visão inclemente. A Senhora de Fátima reedita a indignidade teológica do AT. Quanto ao relato do Dr. Jacinto Farias, apenas me limito a referir o seguinte: os pais da desaparecida Maddie também estiveram presentes na capelinha das aparições. Resultados das suas prédicas à Senhora de Fátima: 0. O Dr. Jacinto Farias é um homem cheio de sorte. Da mesma sorte não se puderem gabar nem Jacinta, nem Francisco nem Maddie. São muito misteriosos e incompreensíveis os desígnios da Senhora de Fátima, seja ela quem for. Maria de Nazaré não é de certeza…


mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15





Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro