O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Domingo, 04 de Abril de 2010

Eu sei, todos sabemos, que é muito doloroso pôr o dedo em certas feridas. Sobretudo nas nossas. São as que doem mais. Porque são as nossas.

 

É sempre mais fácil apontar as feridas dos outros. Que também as podem ter. Mas não esqueçamos as nossas.. Que, no limite, podem agravar as feridas dos outros.

 

Temos uma missão: apontar caminhos. Mas como se nós mesmos não os pisamos?

 

Claro que ninguém é impecável, irrepreensível. Mas haja ao menos humildade. E partamos do princípio que lá fora, onde nem tudo está bem, mora, pelo menos, gente humilde.

 

Temos a melhor mensagem do mundo. Mas, em contrapartida, não abdicamos de ter, muitas vezes, práticas em sentido oposto. Que credibilidade a nossa?

 

Temos de ter presente que os grandes problemas da Igreja não são apenas os que chegam do exterior. São, antes, o que nascem no seu interior.

 

De resto, não esqueçamos a prevenção de Jesus: «Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro»(Mc 7, 15).

 

Há, sem dúvida, desafios que vêm de fora. Não os podemos desatender. Mas há, acima de tudo, deficiências que emergem a partir de dentro: falta de oração, falta de missão, falta de profecia, falta de fraternidade.

 

Quando as coisas não correm bem, voltamo-nos para fora e apontamos o dedo. Não digo que não haja factores exógenos (se é que, para um cristão, pode haver algo exógeno) a condicionar fortemente a acção da Igreja. Importa, porém, que não nos desviemos do núcleo do problema: ele mora no nosso interior.

 

A mudança tem de começar, pois, dentro, no fundo. Fazer profecia tem de ser um desígnio global. É bom chamar a atenção para o que está mal lá fora. É imperioso emendar o que não está bem...cá dentro!

publicado por Theosfera às 17:38

De António a 4 de Abril de 2010 às 20:18
Todos erramos e todos pecamos. Mas, no mundo contemporâneo e mediático em que vivemos, não mais é possível discursarmos em termos autistas. Todos nos escrutinamos a todos. Todos julgamos o que consideramos certo ou errado. Os grandes líderes, políticos, religiosos ou filosóficos, não vão mais poder emitir alguma opinião, realizar ou silenciar algum acto, sem serem avaliados. Hoje, com a expansão dos meios de comunicação, de forma cada vez mais rápida e documentada., falar sem retorno é completamente impossível. Isto é um Bem, não é em si um Mal. É certo que pessoas más intencionadas haverá sempre em todos os lugares. Mas a maior parte dos seres humanos é intrinsecamente bem intencionada. Ainda que, tantas vezes, não consigamos superar o nosso exacerbado egocentrismo. S. Paulo repreendeu S. Pedro. Algum Mal veio ao mundo por causa disso? No Concílio Vaticano II, ocorreram, de forma fraternal, grandes debates teológicos e pastorais. E o resultado foi a obtenção do maior e melhor denominador comum de síntese doutrinária e pastoral. Que Mal houve nisso? A Igreja Católica está a ser " empurrada" para o foro da controvérsia e da discussão, é certo. Mas estas são águas baptismais benditas. O pior dos tsunamis é aquele que surdamente arrasa o alicerce dos fundamentos cristãos. Mas esta tempestade veio como sinal simbólico de Deus E dirige-se fundamentalmente à consciência de Bento XVI e de todos os cardeais, bispos e sacerdotes. O Concílio Vaticano III está cada vez mais perto. É para onde aponta o " tsunami". Quando o Homem não pode ou não quer, Deus empurra…

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro