O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Terça-feira, 30 de Março de 2010

Foi Thomas Merton um dos espíritos mais vibrantes do século passado.

 

Luminosamente inteligente e desconcertantemente místico, teve a arte de dizer o que não é óbvio, mas de uma forma que poucos questionarão.

 

Monge trapista, faleceu já em 1968, mas estes mais de quarenta anos não lhe subtraíram actualidade. Ao invés, acrescentaram-lhe pertinência.

 

Eis o que ele escreveu sobre o que considerava ser um dos maiores paradoxos do cristianismo.

 

«O maior paradoxo da Igreja é que ela é, ao mesmo tempo, essencialmente tradicional e essencialmente revolucionária. Mas, no entanto, o paradoxo não é tão grande como parece, porque a tradição cristã, ao contrário de outras, é uma revolução viva e perpétua.

 

As tradições humanas tendem todas à estagnação e à decadência. Procuram perpetuar coisas que não podem ser perpetuadas. Prendem-se a objectos e a valores que o tempo destrói impiedosamente. Estão ligadas a uma série de coisas contingentes e materiais que mudam inevitavelmente e dão lugar a outras tantas.

 

A presença, na Igreja, de um forte elemento conservador não impede que a tradição cristã, sobrenatural na sua origem, seja uma realidade totalmente oposta ao tradicionalismo humano.

 

A tradição viva do catolicismo é como a respiração do corpo: renova a vida impedindo a estagnação. É uma revolução constante, serena e pacífica contra a morte».

publicado por Theosfera às 11:14

De António a 30 de Março de 2010 às 13:55
A " Tradição" é uma palavra equívoca, porque há boas e más tradições. Não é por isso uma expressão anódina. Quando Pio V, que foi um papa muito austero e moralista, (tanto que até mandou que fosse recoberta com roupa a nudez pintada por Miguel Ângelo na Capela Sistina), fez publicar a sua encíclica "De salutis gregis dominici", que proibia os cruentos espectáculos das touradas, estava a querer terminar com uma má tradição. Quando o Papa Paulo VI se insurgiu contra a tentativa de restaurar ou manter a missa no rito latino, terá proferido a seguinte afirmação:“Isso—liberar a Missa de São Pio V – jamais! (...) essa missa dita de São Pio V, como se a vê em Ecône, torna-se o símbolo da condenação do Concílio. Ora, jamais aceitaremos, em nenhuma circunstância, que se condene o Concílio por meio de um símbolo”. (Jean Guitton, Paulo VI Secreto). Porém, quando o Papa Bento XVI vier a Fátima, irá rezar o terço em latim, como já se encontra anunciado. Entre a Tradição de Paulo VI e a Tradição de Bento XVI há notórias diferenças de assunção. Isto porque, quer em política quer em teologia, não há tradições neutras. Todas elas comportam simbologias significativas. A Cruz de Cristo é um dos maiores e melhores símbolos tradicionalistas. Mas nem esse símbolo escapou a utilizações multiformes e abusivas. Entre a cruz usada e reverenciada por Francisco de Assis e a instrumentalizada por Inocêncio III, a carga simbólica foi usada diferentemente. Se o Papa Bento XVI decidir, como é do seu pleníssimo direito, rezar o terço em latim, certamente que existirão, pelo menos, quatro atitudes: a dos indiferentes, para os quais tanto faz que o terço seja rezado em latim ou aramaico. A dos fanáticos, para os quais só em aramaico é que a Tradição será plenamente cumprida, tanto mais que o latim foi a língua de um dos poderes que condenou Cristo à crucificação. Para estes, nem o latim e muito menos o hebraico seriam idiomas aconselháveis para rezar o terço. A terceira atitude seria a dos encomiastas de Pio X. Tudo o que lhes pareça "anti-modernismo" é bem-vindo. Mesmo que não percebam nada de latim. Para estes, a forma e aparato é bem mais relevante do que o conteúdo e a simplicidade franciscana. Na quarta atitude, estariam aqueles que, como eu, gostam de perceber o que é rezado. Quanto à apreciação que Paulo VI faria da reza do terço em Fátima por Bento XVI não é difícil imaginar qual seria a sua reacção. Isto de tradições e das suas nada inocentes cargas simbólicas tem muito que se lhe diga...

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro