O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Quinta-feira, 25 de Março de 2010

Não esqueçamos Hegel («a verdade é o todo») nem von Balthasar («a verdade é a totalidade»).

 

Mantenhamos, por isso, a indispensável coerência nos princípios e não desleixemos o inadiável compromisso com a misericórdia.

 

Não podemos aceitar que a ortopraxia seja incompatível com a ortodoxia. Só há ortodoxia quando há ortopraxia. Quem não ama o próximo como pode pretender amar a Deus?

 

Não separemos o que Deus uniu. Foi Deus que uniu a verdade e o amor, a doutrina e a pastoral.

 

Querer menos que tudo é querer nada.

publicado por Theosfera às 11:46

De António a 25 de Março de 2010 às 13:31
Não imagino Deus preocupado que O adoremos e veneremos em ritos exclusivamente litúrgicos. Amar Deus acima de todas as coisas não pode significar actos unicamente reverenciais, que se aproximam muito mais do temor a Deus do que do amor a Deus. Por isso, a enorme importância da ortopraxia. A minha querida mulher ateia pratica as virtudes cristãs, não reconhecendo a existência de Deus. Pratica o Bem porque considera que ser altruísta é um imperativo categórico moral que a sua consciência lhe dita. Não reza a Deus porque Nele não acredita. Não faz o Bem para alcançar o Céu. Mas toda ela é um exemplo da melhor virtude cristã. Ateus assim têm uma superioridade ética sobre os crentes que fazem o Bem para não irem para o suposto Inferno. A minha querida mulher também não acredita no Inferno. Mas faz o Bem porque é sensível ao sofrimento humano e com ele se condói. Esta é a mais nobre das ortopraxias. A que não necessita de nenhuma ortodoxia teológica. Aqui está a prova de que podemos fazer o Bem exclusivamente pela forma superior da ortopraxia…


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