O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Sexta-feira, 12 de Março de 2010

 

De Olegario González de Cardedal retive um conselho que sempre considerei sábio e sumamente prudente: o teólogo tem de conciliar a complexidade da inteligência e a simplicidade do coração.
 
Os místicos conseguem dizer o mesmo que os teólogos. Não com igual respaldo conceptual. Mas, seguramente, não com menor fulgor.
 
Quem lê Xavier Zubiri (e sobretudo a sua declaração de que «o Homem é a maneira finita de ser Deus» ou a sua tese de que «Deus não é transcendente ao Homem mas transcendente no Homem) fica, à primeira vista, um pouco baralhado, quiçá confundido.
 
Mas Isabel da Trindade, por exemplo, tem várias circunlocuções destas frases. Diz o mesmo por palavras diferentes.
 
Reparem neste pensamento: «Encontrei o Céu na Terra porque o Céu é Deus e Deus está dentro de mim».
 
Ou nesta confissão: «Deus em mim e eu n'Ele: é a minha vida!».
 
A uma pessoa amiga confidenciou: «Pouco a pouco a alma habitua-se a viver na Sua doce companhia, começa a compreender que traz em si um pequeno Céu em que o Deus do amor fixou a Sua morada».
publicado por Theosfera às 09:40

De António a 12 de Março de 2010 às 13:46
" O Homem é a maneira finita de ser Deus". Concordo inteiramente. Diria mais: todo o ser é a maneira finita de ser Deus. Toda a evolução aponta tendencialmente na ascensão para Deus. Normalmente, vemos o Sagrado desligado do Profano. O Absoluto do Relativo. E o Bem do Mal. Mas o Mal, à escala humana, é apenas o errar nesse Caminho, por muitos trágicos que sejam esses erros. Não sou nada apologista do Papa Pio X. Se o afirmasse, estaria a mentir. Mas, no catecismo conhecido como de Pio X, consta o seguinte, na resposta à pergunta 901 :" Devemos amar o próximo por amor de Deus porque Ele o manda e porque todo o homem é a imagem de Deus". Se assim é, pergunto: Deus também habitou em Hitler, Estaline, Pol Pot e Sadam Hussein ? A resposta só pode ser esta: sim. Também eles, enquanto homens, são a imagem de Deus. Pio X refere que " todo o homem é a imagem de Deus". Ou seja: não há excepções. Curiosamente, Pio X legitima a pena de morte quando, na resposta à pergunta 413, respondeu: "É lícito tirar a vida do próximo: durante o combate em guerra justa; quando se executa por ordem da autoridade suprema a condenação à morte "
Será que li bem: " guerra justa ?". E será que li bem: é lícito tirar a vida a certos homens, apesar de " todo o homem ser a imagem de Deus" ?...


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