O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Terça-feira, 02 de Março de 2010

 

Há, hoje em dia, uma tendência para reduzir o amor ao sexo. Parece que sem sexo não há amor.
 
É o que se escreve amiúde e o que se diz com frequência.
 
Confunde-se amor com mera atracção.
 
Não é que o amor não possa incluir a atracção, mas circunscrever o amor à atracção é pouco, é pobre. Isso implica, em último caso, que, quando acaba a atracção, acaba o amor.
 
Nada mais enganador, nada mais perigoso.
 
Só que, como se isto não bastasse, não falta quem separe o sexo do amor.
 
Há quem diga ter sexo sem que sinta qualquer espécie de amor.
 
E já há mesmo quem não se coíba de falar de profissionais do sexo, de indústria do sexo!!
 
Mas se há sexo sem amor, é bom que se tenha presente que também pode haver amor sem sexo.
 
Não se trata de desvalorizar o sexo. O sexo, como linguagem do amor, nem sequer está excluído por Deus.
 
No amor abençoado e tornado sacramento, ele celebra a união entre o homem e a mulher e abre-se à geração de novas vidas.
 
Não é, contudo, a única via. O amor não despreza o sexo, mas pode acontecer sem sexo.
 
Pode-se amar sem sexo.
 
A doação ao próximo, a dádiva desinteressada, o esquecimento de si são formas de viver o amor sem passar pelo sexo.
 
O sexo pretende possuir o outro. O amor visa sobretudo entregar-se pelo outro.
 
Há tanta gente que ama o próximo sem manter sexo com ninguém.
 
Eu sei que, na sociedade (sexólatra?) actual, é difícil aceitar isto. Mas podem acreditar que é possível.
 
Querem uma prova bem palpável de que é possível amar sem sexo?
 
O amor de uma mãe pelo seu filho. O amor de Deus por nós...
publicado por Theosfera às 10:04

De António a 3 de Março de 2010 às 18:17
" Jesus não tinha irmãos. É verdade assente. Nós, católicos, não duvidamos que a Mãe de Jesus, Virgem Imaculada, não teve mais filhos além de Jesus, concebido pela Graça do Espírito Santo".

John P. Meier é sacerdote católico e tem vindo, fundamentadamente, a sustentar a tese de que Maria e José tiveram filhos em comum, irmãos de Jesus de Nazaré.

Um dos argumentos mais relevantes é precisamente a dissecação analítica e etimológica da palavra " irmão" e " primo" utilizadas diferenciadamente por S. Paulo:


J. P. Meier refere os dois casos típicos das cartas de Paulo em 1Cor
9, 5 e Gl 1, 19. Na 1Cor 9, 5 escreve o apóstolo: “Não temos o direito de levar
connosco, nas viagens, uma mulher cristã, como os restantes Apóstolos, os irmãos
do Senhor e Cefas?”. Em Gl 1, 19 escreve: “Mas não vi nenhum outro Apóstolo,
a não ser Tiago, o irmão do Senhor.” Segundo o autor, ao contrário dos evangelhos,
Paulo refere os acontecimentos do seu tempo, que bem conhecia. Mais
ainda, Paulo, como bom conhecedor do grego, sabia distinguir perfeitamente
entre “irmão” (adelphós) e “primo” (anepsios). Semelhante distinção aparece em
Cl 4, 10: “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, bem como Marcos,
primo de Barnabé.” Embora a carta aos Colossenses, segundo a exegese mais recente, pertença às deutero-paulinas, é um bom exemplo de como naquele tempo
se distinguia, na linguagem grega, entre “irmão” e “primo”.
Finalmente, J. P. Meier apresenta ainda os textos de Ac 1, 14 e o exemplo de
Flávio Josefo ao nomear Tiago como “irmão de Jesus"

Assim, com base na análise da correcta aplicação do termo " adelphós" ( irmão) ou " anepsios" ( primo), pode-se concluir insofismavelmente que S. Paulo, se referiu a Tiago, não como primo, não como parente, mas como irmão de Jesus de Nazaré. A partir daqui ,as conclusões são fáceis de retirar...


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