1. A educação ajuda a conhecer. Mas ajudará a pensar e a viver?
É importante que na educação se pense. Mas é cada vez mais necessário que a educação se repense. Só repensando a sua missão no presente contribuirá para que possamos viver melhor no futuro.
2. Formar é muito mais do que formatar. Do sistema educativo espera-se que forme a pessoa e não que formate comportamentos.
É inegável que o sistema educativo fornece competências para perceber o funcionamento da realidade e para alterar o curso da natureza. Mas será que oferece ferramentas para compreender a realidade e transformar a vida?
3. A educação não existe para manter, nem para agradar. A educação existe para transformar, para melhorar.
Importante na educação não é ser o melhor, mas dar o melhor. Fundamental não é a competição, mas a cooperação. Luminosa não é a rivalidade, mas a solidariedade.
4. O problema é que isto não é fácil e vai encontrando enormes resistências.
Carlos Drummond de Andrade já se apercebera: «A educação visa melhorar o homem, o que nem sempre é aceite pelo interessado». Mesmo assim, é necessário prosseguir. Sem jamais desistir.
5. Neste campo, a tecnologia é um recurso necessário, mas a palavra nunca deixará de ser o instrumento decisivo. Aliás, para Paulo Coelho, «não há arma mais forte que a palavra».
Trata-se de uma arma poderosa, que veicula o poder maior: o pensamento. Já Carlos de Oliveira, num poema musicado por Manuel Freire, afiançava que «não há machado que corte a raiz ao pensamento».
6. A educação não pode limitar-se a ensinar a ler o livro. Tem de preparar para ler o mundo.
O mundo é um livro aberto, mas requer toda a atenção.
7. No mundo, tudo é mudança. O problema é que, desde há muito, a mudança é considerada negativa. Mas será que toda a mudança é negativa?
O problema está na realidade ou não estará no nosso olhar? A natureza ensina e Paulo Coelho tem reparado nas suas lições: «Não existe vitória nem derrota; existe movimento».
8. O Inverno não se sente derrotado quando chega a Primavera. Porque é que o homem se há-de sentir derrotado quando vem a adversidade?
A adversidade não é eterna. Se a vitória não vem agora, há-de vir depois. Mal não é cair, «é ficar preso no chão».
9. Não é derrotado quem tenta e não consegue. «Só é derrotado quem desiste».
Novas oportunidades hão-de surgir. A história ainda está longe do fim.
10. Todos nós somos filhos do um passado, irmãos do um presente e pais de um futuro.
Ninguém foge ao seu passado. Ninguém escapa ao seu presente. Será que alguém quer passar ao lado do seu futuro?
Que o nosso agir não desmereça o nosso sonhar!