O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Domingo, 26 de Maio de 2013

Neste dia da solenidade da Santíssima Trindade, o mistério por excelência, somos, uma vez mais, confrontados com os limites da linguagem.

 

Para falar de Deus, a linguagem parece um estorvo. E, de facto, não é uma estrada muito plana. É, acima de tudo, uma via muito íngreme, acidentada.

 

Fala-se, habitualmente, da Trindade como um sistema de relações (geração, espiração, pericorese, circumincessão, agenesia, etc.).

 

Raimon Pannikar disse a um bispo africano, aflito por não conseguir transpor este discurso para os seus diocesanos, que ele era um homem cheio de sorte. É que, em relação a Deus, é muito mais o que não sabemos do que o que sabemos.

 

Já Tomás de Aquino aludia à miséria das palavras (inopia vocabulorum). Como lembrava alguém, só é possível compreender Deus se não O quisermos explicar. A Teologia será sempre gaga. Só por tímidos balbucios deixará escapar algo do muito que (não) sabe.

 

Para falar de Deus, resta-nos o amor. Agostinho de Tagaste dizia que o Pai é o amante, o Filho o amado e o Espírito Santo o amor. É uma concepção colada à matriz neotestamentária: «Deus é amor» (1Jo 4, 8.16).

 

Entretanto, Mestre Eckhart, com a irreverência mística do seu génio, chega à mesma conclusão usando a linguagem do...riso: «O Pai ri para o Filho e o Filho ri para o Pai, e o riso gera prazer, e o prazer gera alegria, e a alegria gera amor».

 

Sublime! E, sem dúvida, muito comovente!

publicado por Theosfera às 08:48

De Theosfera a 26 de Maio de 2013 às 21:09
A justiça divina é amorosa. Deus o abençoe.

De José a 28 de Maio de 2013 às 00:28
Eu quero acreditar que o Jesus Cristo real é bem diferente do Jesus Cristo contraditório dos Evangelhos. Quero acreditar que o verdadeiro Jesus de Nazaré era eticamente coerente. Quero acreditar que o genuíno e bondoso Jesus Cristo foi aquele que salvou de lapidação a mulher acusada de adultério, que se condoía com os sofredores, que curou cegos e fez andar paralíticos. Que ressuscitou Lázaro. Que se comovia e chorava com o sofrimento humano. E que nos ensinou a não repetirmos obcessivas orações. Mas não acredito no Jesus que afirmava não haver perdão por pecado cometido contra o Espírito Santo, que enviava demónios para uma quantidade imensa de porcos e os deitava por um desfiladeiro abaixo. Não acredito no Jesus Cristo de Marcos 16:16. Um desmente o outro. Não podem ser o mesmo, sob pena de a minha consciência e a minha razão para nada me servirem. Nos tempos que correm, o ateísmo ganha cada vez mais adeptos. E os culpados somos nós, os cristãos, que teimamos nos lugares comuns, nas frases banais e de mera circunstância, no aplauso fácil, na ausência de sentido crítico, e na tentativa desesperada de tentarmos conciliar o inconciliável. Isso tem um nome: muita falta de Humildade.

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