O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Quinta-feira, 14 de Março de 2013

O Papa Francisco proferiu hoje a sua primeira homilia na missa que assinalou o final do Conclave, na Capela Sistina, com todos os cardeais que participaram na eleição que decorreu entre terça e quarta-feira.

«Caminhar, edificar, confessar Jesus Cristo crucificado» foi a ideia central do primeiro Papa do continente americano na história da Igreja Católica, que convidou os presentes a «caminhar sempre, na presença do Senhor, à luz do Senhor, procurando viver com irrepreensibilidade».

O sucessor de Bento XVI e os seus eleitores celebraram a chamada missa pro Ecclesia (pela Igreja), durante a qual foi ouvida a primeira homilia do pontificado.

Para o novo Papa, a Igreja é mais do que uma «ONG piedosa» e exige que os seus membros construam «sobre a rocha» e não «castelos de areia», sem consistência.

«Quando não se professa Jesus Cristo, professa-se a mundanidade do diabo, do demónio», alertou.

A celebração, vista como o primeiro momento em que o Papa apresenta o seu «programa», contou em 2005 com uma homilia em latim de Bento XVI, mas Francisco optou por falar em italiano, sem qualquer texto, durante seis minutos.

«Esta vida é um caminho e quando paramos, as coisas não correm bem», observou o Papa, de 76 anos, eleito após um Conclave que teve cinco escrutínios em pouco mais de 24 horas de votações à porta fechada.

Francisco admitiu que existem forças que impedem a caminhada e puxam «para trás» e que alguns querem seguir Jesus «sem a cruz».

«Quando professamos um Cristo sem cruz não somos discípulos do Senhor, somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor», observou.

Em conclusão, o Papa argentino convidou a «edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, derramado na cruz, e confessar a única glória, Cristo crucificado: assim a Igreja avançará».

A celebração, transmitida pelo Centro Televisivo do Vaticano, incluiu uma oração por «sua santidade Bento XVI», para que «sirva a Igreja no escondimento, com uma vida dedicada à oração e à meditação».

 

publicado por Theosfera às 20:17

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
hora
Relogio com Javascript

blogs SAPO


Universidade de Aveiro