Se o preço de muita coisa aumenta, é natural que o preço dos jornais não seja excepção.
Hoje, pelo menos um jornal anuncia o respectivo aumento. A justificação é a subida dos custos de produção.
A ilação óbvia é que o aumento da venda cubra o referido aumento da produção.
Mas isso significa também que o jornal em causa aposta mais em sacrificar os leitores habituais do que em conquistar novos leitores.
Para conquistar mais leitores, o normal seria manter (ou até descer) o preço.
Com esta medida, o mais provável é que desçam ainda mais as receitas.
Não deixa de ser sintomática esta situação. Habitualmente, é nos jornais que mais se critica a política dos governos que aumentam os preços de tudo. Mas, afinal, eles mesmos (os jornais) reproduzem aquilo que criticam.
A vida custa a todos. Os jornais têm de fazer contas. E os leitores também.
Só é pena que a qualidade não suba como sobem os preços.
Não levem a mal esta anotação final. É a percepção de alguém que ainda acredita nos jornais. E que gostaria que eles estivessem num patamar muito elevado!