O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

 

Maria desponta, assim, como uma poderosa consciência crítica não tanto pela linguagem dos lábios, mas sobretudo pela (inultrapassável) linguagem da vida. A Sua adesão à proposta de Deus convoca, permanentemente, os discípulos de Seu Filho para o imperativo de se concentrarem na vivência do Evangelho em prol da transformação da humanidade.
 
Em Maria, a Igreja não olha para si. Olha para Deus e, a partir de Deus, olha para o mundo que Ele ama. Em Maria, a Igreja sente-se interpelada a não se deixar nunca burocratizar nem desfigurar. Em Maria, ela sabe (e sente) que as suas estruturas têm uma finalidade que as ultrapassa. Nunca percamos de vista que «não há uma autocompreensão da Igreja: a Igreja só se pode compreender no seu Senhor tal como Maria só Se compreende a partir do Filho».
 
Ministério e mistério, os dois são serviços e «serviços sobrenaturalmente fecundos». Na verdade, «a “serva” marial vive no puro serviço e tem o mesmo perfil fundamental que o ministério pretrino; também este deve ser mera referência ao Senhor, tal como toda a existência de Maria se refere a Ele.

 
publicado por Theosfera às 22:39

De António a 20 de Outubro de 2009 às 23:33
Maria foi indiscutivelmente uma alma pura.Independentemente como tenha ocorrido a Encarnação de Deus,ainda que não tivesse acontecido por Concepção Virginal,na dimensão corporalmente considerada,e dogmaticamente definida,nada beliscaria a dimensão divina de Cristo.Confesso que teria preferido que o conceito de Concepção Virginal tivesse sido apenas na vertente espiritual.A sexualidade humana também é um dom de Deus.Não tem nem deve ser estigmatizada.Mas Deus tem as Suas próprias razões para encarnar nas Suas próprias circunstâncias.Tempos idos,olhava para a Concepção Virginal no sentido de que Maria,alma pura,gerou a alma puríssima de Cristo.Mas hoje já não penso exclusivamente assim. Almas puras nascem em pais degenerados.E pais santos geram filhos degenerados.A explicação para esta dialéctica encontrei-a já noutras reflexões teológicas.Mas Maria de Nazaré permanecerá sempre como símbolo universal de Pureza de Alma.Bendita seja...


mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14




Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
online
Number of online users in last 3 minutes
vacation rentals
citação do dia
citações variáveis
visitantes
hora
Relogio com Javascript
relógio
pela vida


petição

blogs SAPO


Universidade de Aveiro