O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

 

O ministério tem a (profiláctica) função de impedir «que a inevitável particularidade de um carisma ou de uma associação de carismas se cerre em si própria, e que, pelo contrário, a força a abrir-se a algo de muito maior do que esse nível carismático, pois tem as dimensões formais do “sim” mariano: tudo, realmente tudo o que Deus quer, mesmo que esteja infinitamente acima do meu horizonte».
 
É claro que as estruturas enfermam de problemas, de dificuldades. Mas, aí, o caminho não é combatê-las nem (muito menos) suprimi-las, mas purificá-las. Uma coisa temos de ter presente: Deus, para a Sua Igreja, não escolhe o que já está aperfeiçoado, mas o que mostra vontade de se aperfeiçoar.
 
Como notou Chesterton, quando lançou as redes da Sua grande sociedade, Cristo não escolheu, para pedra angular, o genial Paulo ou o místico João, mas alguém bastante frágil e oscilante. E foi sobre essa pedra que edificou a Sua Igreja. «Todos os impérios e todos os reinos se desfizeram devido à intrínseca e constante fraqueza que é terem sido fundados por homens fortes sobre homens fortes. Mas esta coisa única, que é a Igreja de Cristo, foi fundada sobre um homem fraco, e por isso é indestrutível. Porque nenhuma corrente é mais forte do o seu elo mais fraco».
 
Tudo isto causa estranheza, mas é a mais funda e bela verdade: «A Igreja não é uma academia de sábios, nem um cenáculo de intelectuais sublimes, nem uma assembleia de super-homens. É precisamente o contrário. Os coxos, os aleijados e os miseráveis de toda a espécie têm cabimento na Igreja, e a legião dos medíocres, que se sentem nela como em sua própria casa, são os que lhe dão o seu tom».

 
publicado por Theosfera às 22:36

De António a 20 de Outubro de 2009 às 23:23
Brilhante este texto...


mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14




Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
online
Number of online users in last 3 minutes
vacation rentals
citação do dia
citações variáveis
visitantes
hora
Relogio com Javascript
relógio
pela vida


petição

blogs SAPO


Universidade de Aveiro