O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Sábado, 18 de Fevereiro de 2012
Não sou (nunca fui) marxista, marxiano ou sequer marxófilo.
 
Não me revejo no ideário ou nas propostas de Karl Marx. Aliás, penso nem Karl Marx seria marxista se visse no que deram muitos regimes que se reclamam seus seguidores.
 
Mas não deixo de reconher pertinência a alguns dos seus diagnósticos. Um deles é, de facto, de uma agudeza lapidar: «As ideias dominantes de um tempo são as ideias da classe dominante».
 
E o pior é que a única ideia é a vontade de dominar...
publicado por Theosfera às 12:05

De António a 18 de Fevereiro de 2012 às 13:55
Francisco de Assis e outros cristãos consequentes deram provas do que poderia ser a essência do verdadeiro comunismo, na linha, aliás, do que já sucedera com os essénios. Viviam em plena comunhão espiritual e sem propriedade privada. E grande parte da história conflitual no seio da Igreja Católica mostra precisamente essa tendência, entre aqueles contemplativos que viviam numa autárcica comunhão de ideias e bens e aqueles outros que, afirmando-se cristãos, viviam no fausto e no esplendor da riqueza material.
Eu não vejo como uma sociedade assente em parâmetros cristãos possa dar prevalência ao sector privado em detrimento dos sectores público e cooperativo e subscrevo as teses políticas que enfatizam estes sectores, por considerar que sociedades tendencialmente mais cooperantes e solidárias são muito mais representativas da Doutrina de Cristo, do que aquelas que a subvertem hipocritamente, em nome de interesses egoístas mesquinhos e obscuros. Um ideal de sociedade em que cada um dê de acordo com as suas possibilidades e receba conforme as suas necessidades será uma sociedade intrinsecamente cristã. Aquelas sociedades, ditas da " civilização ocidental", cheias de sem-abrigo e de pessoas a passar fome, muitas delas envergonhadas, são profundamente ofensivas dos Ensinamentos de Cristo. No entanto, vejo muita gente, que se afirma representante de Cristo, calada e conivente contra os atentados à condição humana, que hoje são perpetrados pelos arautos do neo-liberalismo selvagem e repulsivo. De que estão à espera ? Que as revoltas se instalem nas ruas para depois virem carpir lágrimas de crocodilo ?


De Theosfera a 18 de Fevereiro de 2012 às 15:39
Muita pertinente, uma vez mais, esta sua observação, bom Amigo. Muita paz no Senhor Jesus. Abraço amigo no Senhor Jesus.


mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

14

20
25



Últ. comentários
Sublimes palavras Dr. João Teixeira. Maravilhosa h...
E como iremos sentir a sua falta... Alguém tão bom...
Profundo e belo!
Simplesmente sublime!
Só o bem faz bem! Concordo.
Sem o que fomos não somos nem seremos.
Nunca nos renovaremos interiormente,sem aperfeiçoa...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
Sem corrigirmos o que esteve menos bem naquilo que...
online
Number of online users in last 3 minutes
vacation rentals
citação do dia
citações variáveis
visitantes
hora
Relogio com Javascript
relógio
pela vida


petição

blogs SAPO


Universidade de Aveiro