O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Domingo, 09 de Abril de 2017
  1. A esta semana que vem os antigos chamavam «semana pascal».

De facto, é a semana que nos conduz à celebração da Páscoa.

 

  1. A antiga liturgia de Milão dava também a esta semana o nome de «semana autêntica» por ser a semana que assinala os verdadeiros «trabalhos de Jesus».

E não há dúvida de que, nos «trabalhos» derradeiros como em toda a Sua vida, Jesus recusa tudo o que é falso, mentiroso ou apenas aparente. Jesus vive — e morre — para dar testemunho da verdade (cf. Jo 18, 37).

 

  1. Não admira, portanto, que os cristãos olhassem, desde cedo, para esta semana como uma «semana santa», uma «semana grande» e uma «semana maior».

Tudo o que nela acontece é santo, é grande, é maior.

 

  1. Nela ocorrem os acontecimentos que mudaram a história e que hão-de mudar a nossa vida.

Podemos dizer que esta é também a «semana primeira» que inaugura os tempos últimos, os tempos definitivos em que vivemos.

 

  1. No Domingo de Ramos, não procuramos apenas recordar a entrada solene de Jesus em Jerusalém.

Procuramos sobretudo dar testemunho público da nossa fé em Jesus Cristo, morto e ressuscitado.

 

  1. Já agora, refira-se que este Domingo também chegou a ser conhecido como «Capitulavium», que significa «lavagem das cabeças».

É que, neste dia, os que iam ser baptizados na Vigília Pascal, no sábado seguinte, lavavam solenemente a cabeça numa cerimónia pública.

 

  1. Em Jerusalém, a Procissão dos Ramos começava pelas 13 horas, no Monte das Oliveiras. Cantavam-se hinos e salmos, e faziam-se leituras da Sagrada Escritura.

Pelas 17 horas, era lido o Evangelho que descreve a entrada de Jesus em Jerusalém. Nessa altura, todos, com ramos de oliveira e palmeira, saíam em direcção à cidade, cantando e rezando.

 

  1. A Quaresma termina na Quinta-Feira Santa.

Na tarde desse dia, com a Missa da Ceia do Senhor, tem início o chamado Tríduo Pascal, que vai até às Vésperas do Domingo da Páscoa da Ressurreição.

 

  1. A Sexta-Feira Santa e o Sábado Santo são os dois únicos dias em que não há celebração da Eucaristia.

Na Sexta-Feira Santa, em que se assinala a Morte de Jesus, a Cruz ocupa o lugar central. Na tarde desse dia, celebra-se a Paixão do Senhor. Também se recomenda que, de manhã, se recite com o povo o Ofício de Leitura e Laudes. O mesmo se aconselha para a manhã de Sábado Santo.

 

  1. O Sábado Santo, no qual contemplamos a descida de Jesus à morada dos mortos, não é um dia «a-litúrgico». Nele tem lugar a Liturgia das Horas.

Sugere-se que, ao longo deste dia, se coloque na igreja uma imagem de Cristo crucificado ou sepultado ou também uma imagem das dores de Nossa Senhora.

 

  1. A Vigília Pascal, ainda que cronologicamente comece no sábado, já pertence ao Domingo da Páscoa. É que, como sabemos, para os judeus, o dia começa quando o sol se põe no dia anterior. Pelo que a noite de sábado já é Domingo.

É importante que nos habituemos a marcar presença na Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias como diziam os antigos.

 

  1. E, como é óbvio, não esqueçamos a Missa do Dia da Páscoa. Desde o início, é na Missa que a Igreja celebra a Páscoa de Jesus.

Tenhamos sempre presente que a Visita Pascal não é uma substituição da Missa, mas uma extensão da Missa. É depois da Missa que, com a Cruz na mão, vamos testemunhar, de casa em casa, a vitória do Crucificado.

Uma santa Semana Santa para todos!

publicado por Theosfera às 00:12

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