O acontecimento de Deus nos acontecimentos dos homens. A atmosfera é sempre alimentada por uma surpreendente Theosfera.

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2010

1. A história não se repete, mas também não se esgota. Ela é o terreno da novidade e, ao mesmo tempo, da repercussão.

 

O que determinou as ocorrências no passado pode continuar a interferir no presente e no futuro.

 

Daí que seja fundamental prestar atenção à história: não só enquanto ciência, mas, acima de tudo, enquanto fluxo incoercível de acontecimentos, pessoas e ideias.

 

É por isso que a história é uma escola, a maior escola. Está sempre a ensinar-nos. O seu eco prolonga-se. A sua presença mantém-se.

 

Mesmo quando parece que passa, o passado nunca passa completamente.

 

 

2. A implantação da República, cujo centenário estamos a celebrar, é um dos períodos que encerra imperdíveis lições.

 

Desde logo, urge perceber que nenhum regime é eterno. E nem sequer a inércia o sustenta.

 

A Monarquia portuguesa parecia madura de séculos. Nenhum rei tinha sido assassinado. (D. Sebastião morreu numa batalha).

 

No entanto, o que parecia inexpugnável acabou por tombar. Aliás, gerou-se imediatamente a convicção de que, mais do que uma conquista da República, o que aconteceu, em 1910, foi a queda da Monarquia.

 

Em 1911, Joaquim Leitão asseverava: «A revolução de 5 de Outubro não foi uma batalha. Foi uma defecção».

 

Não admira, pois, que logo a 6 de Outubro de 1910, Eduardo Schwalbach enviasse um telegrama para um jornal brasileiro cheio de ironia corrosiva: «Ao cabo de longos e porfiados esforços, os monárquicos acabam de implantar a República em Portugal».

 

Isto significa que a decadência da Monarquia foi considerada mais decisiva do que a acção directa dos republicanos.

 

De resto, foi a referida decadência que, ao longo dos tempos, levou a fermentar o ideal republicano no espírito de muitos.

 

 

3. O ultimato inglês abrira já profundas feridas, nunca totalmente saradas.

 

Depois, o chamado rotativismo entre regeneradores e liberais gerou um clima de instabilidade que intensificou, ainda mais, os ânimos.

 

Filipe Ribeiro de Meneses considera mesmo que «a paralisia que acometia os dois partidos tornou-os incapazes de reflectir as necessidades de uma sociedade em lenta evolução, de ultrapassar o fosso que separava cada vez mais Portugal de outros países europeus e de assegurar, sem qualquer sombra de dúvida, o império colonial».

 

Refira-se que, nesse tempo, a defesa do ultramar era absolutamente consensual na sociedade portuguesa.

 

A ditadura de João Franco incendiou os espíritos da oposição e levou a que a animosidade atingisse o próprio rei.

 

D. Carlos era um rei culto, mas com um estilo de vida apontado como extravagante.

 

O orçamento da casa real até era bastante inferior ao das suas congéneres europeias, mas, mesmo assim, não faltava quem o qualificasse como excessivo.

 

 

4. O regicídio, ocorrido a 1 de Fevereiro de 1908, foi o corolário de toda uma onda de descontentamento e revolta.

 

Contudo, não foi aí que o regime mudou. Portugal passou a ter um Chefe de Estado com apenas 18 anos.

 

D. Manuel II não estava preparado para ser rei e nunca escondeu o incómodo que a situação lhe proporcionou.

 

Iniciou uma política chamada de acalmação, que, no fundo, visava congregar vontades e, de certa forma, estender a mão aos republicanos.

 

Inicialmente, tudo parecia correr bem, mas, a pouco e pouco, verificou-se que o entendimento era impossível.

 

 

5. Proclamada a República, o país ficou longe da pacificação. A instabilidade, se era grande, tornou-se constante.

 

Os governos sucediam-se e os golpes multiplicavam-se. A questão religiosa tornou-se uma espécie de pedra angular dos novos tempos.

 

Aliás, logo a 8 de Outubro de 1910, o Governo Provisório retomava a legislação do Marquês de Pombal e de Joaquim António de Aguiar sobre associações religiosas e conventos.

 

Fortemente identificada com o poder anterior, a Igreja foi alvo de acções de retaliação. Muitas foram as perseguições.

 

Passada a euforia inicial, o povo logo percebeu que o desenvolvimento não viria por magia.

 

Os pobres pouco ganham com as revoluções. 

 

 

 

publicado por Theosfera às 11:51

De António a 20 de Setembro de 2010 às 18:41
Para dizer banalidades não me motiva estar aqui. O estimado Padre João António já me conhece há tempo suficiente para saber que o estimo sinceramente, apesar de não ter tido ainda o prazer e o privilégio de um encontro pessoal. Foi, primeiramente, na Mansidão e depois aqui na Theosfera que encontrei a mais bela luz de Deus em toda a blogosfera. Nos seus textos eticamente superiores e muito bem escritos. Nalgumas noites bem difíceis para mim, era à Mansidão que ia beber a Luz Divina de que tanto carecia. De facto, num dos períodos mais negros da minha vida, mergulhado em situações várias, de fortes injustiças e ingratidões humanas, algo me dizia que Deus habitava nesta sua luz. A minha querida mulher ateia ajudou-me imenso a superar a minha crise de fé, quando me perguntou se não haveria algum sentido para o meu desesperado grito:" Meu Deus Porque me Abandonaste". Foi através dessa interpelação que superei a minha crise de fé e que encontrei verdadeiramente Deus. Sim, conheço Deus. Aquele que me fala ao coração e tantas vezes tão longe dos processos de antropomorfização humana mesquinhos, que imaginaram Deus à medida da mediocridade humana. E não os homens à medida da Bondade de Deus. Tenho profundas divergências ideológicas com o Catolicismo, mas não confundo os grandiosos vultos da Igreja Católica com as personalidades infames que invocaram o Santo Nome de Deus em vão, para fazerem exactamente o contrário do que manda o Amor de Deus e a Bondade de Cristo. O verdadeiro ecumenismo faz-se na diferença não na unanimidade. Minha mulher ateia gostaria de ser crente mas não consegue ultrapassar as suas fortes dúvidas lógico-dedutivas. Às vezes pergunta-me se não lhe faltará algo que os outros têm para ser crentes e ela não. Eu digo-lhe que ela é um dos mais belos e bondosos seres humanos que conheci. E que Deus também tem anjos ateus. Há tempos, para grande surpresa minha, revelou-se-me cristã. Confessando que não acreditava na divindade de Cristo mas que se reconhecia na grandeza da Sua Ética. Nunca me passou pela cabeça, só se tivesses endoidecido, alguma vez estigmatizar a minha amada mulher como anti-religiosa por não acreditar em Deus. E nunca imaginei possível que, depois de tanto tempo a destrinçar o trigo do jóio, alguém me pudesse catalogar de anti-católico. Não confundo, repito, Francisco de Assis com Tomás de Aquino e tenho o pleníssimo direito humano de ser exigente com critérios de santidade. Reconheço insuperável grandeza ética em homens como os padres Cruz, Américo, António Lopes Vieira, perseguido pela Inquisição, Aristides Sousa Mendes e Maximilian Kolbe. Do melhor que a Cristandade produziu. Mas não me peçam para ser louvaminheiro em relação às figuras menores de Tomás de Aquino e de João Crisóstomo, indignos perseguidores de hereges e de judeus. Se esta minha postura puder ser compatível com o espaço ecuménico de liberdade de expressão de pensamento, que vim encontrar na Theosfera, farei gosto em manter-me afectuosamente presente. Se isso causar algum desconforto à pessoa, que muito estimo, do padre João António, por favor use o meu endereço electrónico para o manifestar, que, com a mesma amizade com que permaneço, com a mesma me silenciarei. Abraço amigo...

De Sónia TEixeira a 20 de Setembro de 2010 às 21:01
Peço perdão por estar a sugerir o link e não comentar o post.
No entanto, aqui vai.
http://www.paroquiasaojoaobrito.org/
Abraço amigo

Sónia

De Theosfera a 21 de Setembro de 2010 às 10:32
Obrigado, Sónia. Ainda não conhecia. O sr. Padre Lereno foi substituído no domingo, aos 80 anos, 36 anos depois de ter entrado.
Abraço amigo. Saudações a toda a família.


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